topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Sport Club Lusitânia com festa de "Matança do porco"

 

Sport Club Lusitânia com festa de "Matança do porco"

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Mesa onde se encontrava o Eduardo Morato e o David Correia

Mais outro dos nossos clubes e associações na realização de uma noite de festa dedicada à "Matança de Porco" que, como é sabido, tratar-se, no passado, durante séculos, uma cerimónia de sobrevivência onde a carne dos suínos abatida alimentava grande parte da populações fossem elas das Beiras, Minho, Alentejo, dos Açores ou doutras regiões, sobreviviam durante parte do ano, mais precisamente no período áspero dos Invernos dado muitas vezes essas zonas ficarem isoladas dias, semanas e por vezes meses, das principais cidades que lhes forneciam os mantimentos para a sua alimentação diária.

Um grupo de jovens directores desta colectividade

Assim uma matança dum porco que era alimentado durante o ano, para a engorda, para no final ser abatido e dele ser retirado a carne necessária para as famílias.

Mãe e filha (caras lindas...)

Era dia de festa onde todos se juntavam para celebrar-se este evento que já vem de gerações. São os familiares, vizinhos e os amigos onde os fornos e assadores trabalham o dia todo no terreiro ou no quintal. Tudo se aproveita mesmo o sangue para as morcelas e até a gordura, chamada de banha, pois nesses tempos passados ainda não havia a margarina e a gordura servia como ingrediente na preparação da alimentação.

Afinal o Eduardo Morato além de cantar também sabe dançar. E bem...!

Assim, este nosso popular clube, de raízes Terceirenses, no salão da Casa dos Açores de Ontário, na College Street, organizou no passado dia 26 de Janeiro, sábado, uma noite dedicado ao "fiel" amigo, o suíno, ou porco, com um jantar onde cerca de 100 pessoas confraternizaram e degustaram os torresmos, fígado, morcelas, linguiças, bifanas e outros derivados daquele animal, bem temperados na gastronomia Terceirense, não esquecendo a "famosa" alcatra.

Eduardo Morato (A surpresa da noite. Cantou e encantou....)

Depois foi o folclore daquela ilha, tendo actuado o Rancho Folclórico Alma da Terceira" que juntamente com os seus músicos e grupo de cantadores deliciaram os apreciadores destas vivências culturais.

O processo de arrematações (leilões)

Já no baile o conhecido cantor e compositor Eduardo Morato, presente neste jantar, cujo grande êxito - "O Mar dos Açores" já ultrapassou o milhão de visitantes no YouTube, a pedido da assistência participou na referida canção e com o seu carregado e imitável sotaque nesta letra lindíssima com o arrastar das silabas.... "O Mar dos Açôôôôres".

A Maria Ficher insistiu tanto que lhe tirassem uma foto que no fim foi o pedido atendido

Fantástico. Só é pena que o Eduardo Morato esteja meio-reformado pois passa metade do ano na sua ilha natal, S. Miguel, e assim já não podemos compartilhar mais vezes com os seus espetáculos. Trata-se pois dum excelente artista e compositor de lindíssimas canções e uma alma bem aguçada de humorismo bem apreciada pela nossa gente.

Entrada do Rancho Folclórico "Alma da Terceira"

Durante a festa houve arrematações, ou leilões, de partes esquartejadas do suíno e foi dançar até à exaustão. Estes naturais da Ilha Terceira são bem moldados pela natureza. Não há tristeza (excepto nas canções saudade e olhos negros) e tudo é alegria e para dançar há poucos que se comparem.

Os tocadores (músicos)

 

Elementos do Rancho Folclórico "Alma da Terceira"

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007